sexta-feira, 1 de março de 2013

Roda de Leitura

Uma das coisas mais legais da escola da Amelie é a Roda de leitura. Nós, pais, somos convidados a comprar um livro bacana e que possa ser dividido com os colegas de classe dos nosso filhos. Eu sei que este esquema não é uma novidade, que é algo até bem comum nas escolas, mas eu me empolgo a cada semestre, com a escolha da publicação.

Na idade da Amelie (ela completa 3 anos em junho), percebi que comprar livros que possam despertar o interesse da pequena pela leitura é um desafio. Ela não se liga mais em livros acolchoados mas também não consegue lidar com a delicadeza de um papel com baixa gramatura. Gosta de histórias, mas não daquelas enormes - ainda não tem paciência para acompanhar um enredo muito longo. 

Também existem aqueles livros cheios de botões, que produzem sons de animais ou onomatopeias para ajudar a descrever uma situação ilustrada na publicação. Não tenho nada contra eles, mas não acho muito interessante, pois a criança acaba direcionando seu interesse  à um gadget e não às letras.

O negócio é levar estímulos e aprendizados que são novos à ela, mas que não subestimem sua capacidade cognitiva. E com este desafio, me dirigi até uma grande livraria aqui em São Paulo. Fiquei mais de 30 minutos olhando prateleiras e já selecionando alguns livros que achei interessante para uma compra posterior. Estava quase desistindo (e levando um cheio de botões) quando encontrei um livro muito fofo e com uma proposta muito bacana: As descobertas de Gaspar e Lisa.

Primeiro que eu adoro a estética do desenho: com cores vibrantes e traços simples, eles trazem a sensação de que qualquer ilustração pode exceder os limites pré-determinados de uma linha. 

Eles são cartonados, o que facilita o manuseio pelos pequenos. Além disso, a proposta é ensinar algumas coisas que estão inseridas no cotidiano da dupla fofa de cachorrinhos. São quatro livros: As coresOs opostos, As formas e Os números.  Fiquei em dúvida entre Os Opostos e as Formas - e acabei ficando com o último. 



A pequena amou e está com ele debaixo do braço desde ontem, quando entreguei o livreto a ela. Hoje, foi para a escola, pois a roda de leitura começa na segunda. Minha intenção é compartilhar com vocês a escolha dos outros pais e podermos trocar ideias sobre livros e leituras bacanas que podemos fazer para os pequenos. Quem topa?


3 comentários:

  1. Oi,
    está rolando um sorteio de um layout personalizado no meu blog, venha participar.

    http://www.blognossahistoria.com/2013/03/2-sorteio-do-blog-nossa-historia.html

    Beijos e boa sorte :D

    ResponderExcluir
  2. Olá!! encanta-me seu blog quisesse afiliarlo em meus sites e você enlaça ao mio, se aceita me responde com uma mensagem a emitacat@gmail.com
    beijos!!

    Emilia

    ResponderExcluir
  3. Olá!! encanta-me seu blog quisesse afiliarlo em meus sites e você enlaça ao mio, se aceita me responde com uma mensagem a emitacat@gmail.com
    beijos!!

    Emilia

    ResponderExcluir