Páginas

terça-feira, 27 de março de 2012

Tá na hora de dormir!

Uma das coisas que mais me preocupava, desde a Amelie nasceu, era a hora de dar boa noite. Minha mãe sempre me contou de como eu era agitada, não dormia, fazia birra e realmente achei que o DNA teria grande influência neste momento.


Como prevenir é melhor que remediar, desde que a Amelie é bem pequena, procurei estabelecer rotinas bem rígidas durante a noite. Por um tempo, ela não queria dormir de jeito nenhum em seu quarto. Então, deixava que ela pegasse no sono na minha cama e eu a carregava até o berço. Até que identifiquei o problema: ela não se sentia mais confortável em sua cama de bebê. A minha impressão (já que ela ainda não falava) é que ela se sentia incomodada com as grades do berço.


Aí que ela ganhou da avó um quarto todo cor de rosa, com direito a uma mini cama linda. E, embora a hora do sono tenha ficado mais fácil, minha presença era solicitada até que ela pegasse no sono e não percebesse minha saída do quarto.


Hoje, foi o primeiro dia em que estabelecemos a rotina e, após meu boa noite, saí do quarto com ela acordada e não ouvi uma lamentação sequer. Dormiu feito uma princesa e eu quase morri de orgulho!


Aqui em casa fazemos assim: 


1º- Preparo a mamadeira da noite, bem caprichada e morninha. Minha vó sempre me falou que é ótimo esquentar a barriga antes de dormir!


2º - escovamos os dentes, coisa que ela ADORA! Se eu deixar, ela escova umas 20 vezes por dia!


3º Colocamos o pijama, arrumamos a cama, colocamos a grade de proteção (uma ótima compra, diga-se de passagem) e ela deita na cama.


4º - Rezamos e ela pede saúde e proteção a quem desejar. Nunca forcei nome algum e todo dia lembra de alguém diferente!


5º Conto a história do loro, que sempre começa e termina do mesmo jeito: "Era uma vez um loro de penas verdes e bico amarelo, que morava em uma árvore, mas que gostava de voar por aí para conhecer novos amigos. "
No meio da história eu falo sobre algum bichinho novo (vale tudo: aranha, cobra, peixes, baleias, lobos, enfim... o que minha imaginação permitir) ou algum comportamento bacana (emprestar as coisas, pedir licença, escovar os dentes). O Loro sempre aprende algo!E depois de passar por tanta coisa, o loro começa a ficar cansado e a história termina assim: "Aí o Loro resolveu voltar pra casa, pois estava cansado e com sono. Pousou em seu galho, pegou seu travesseiro, tomou seu tetê e dormiu. Vamos dormir para encontrar com o Loro?"


E ela vira para o lado e dorme. Fofa, fofa, fofa!!!!!!!!




PS: Mas como nem tudo é perfeito, ela tem acordado durante a madrugada e vem correndo para minha cama. Ontem me fez quase morrer de susto me acordou com um tapão na cara! rs

3 comentários:

  1. Isis, aqui em casa também estabeleci cedo a rotina do sono. Eu não tenho problemas para dormir, mas minhas duas irmãs mais novas dormem tarde (ou cedo, depende do ponto de vista) pra caramba. Eu morria de medo do Ben não dormir. Mas ele é tranquilo e dorme sozinho no berço dele desde 1 mês. Às vezes dorme sozinho, às vezes quer que a mãe ou o pai deite junto, às vezes a mãe quer fazê-lo dormir no colo e isso ele não gosta mais, pois quer se espalhar.....rs Eles crescem tão rápido, né?! Parabéns por mais essa conquista no desenvolvimento da pequena Amelie.
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Como é bom ver eles crescendo tão rápido, né?
    Aqui a rotina é meio parecida. Dou banho e deixo ele brincar bastante quando dá, já coloco o pijama, dou jantar, temos um momento de brincadeira ou desenho na tv até o pai chegar, leitinho morno - agora na caneca e não mais na mamadeira - escovar os dentes, fazer um último xixi, beijo na mãe e no pai e cama.
    Tem dia que dorme diretinho, tem dia que ainda fica lá brincando e cantando, mas depois sossega. Um ou outro dia, se dormiu muito à tarde ou ficou muito agitado, quer ficar mais conosco. Se não está muito tarde, permitimos.
    Delícia...
    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Hahahahaha Isis, q orgulhooooo!
    Quem dera as coisas fossem fáceis assim na hora de dormir c meu pequeno =(
    Mas como nem td sao flores vou seguindo firme e forte tentando,tentando, tentando... um dia vai! (:

    Beijooo

    ResponderExcluir